Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade: O PPGEE/UFES desenvolve projetos de pesquisa em conjunto com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) faz parte do grupo de instituições num projeto PRONEX do PPGEE financiado pela FAPES-CNPq/PRONEX. O intercâmbio de alunos e de professores com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nucleação: O PPGEE/UFES formou (e continua formando) parte significativa do quadro docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo ( IFES). Dos 7 grupos de Pesquisa do IFESregistrados no CNPq, 6 são liderados por egressos do PPGEE/UFES. O Colegiado Acadêmico do PPGEE/UFES aprovou em 2012 um acordo de cooperação na direção da nucleação de um programa de pós-graduação no IFES e também para a formalização e para o fortalecimento de pesquisas em conjunto que já são desenvolvidas atualmente.

Visibilidade: A visibilidade do programa está bem caracterizada, em nossa opinião, através das páginas web www.ele.ufes.br e portais4.ufes.br/PRPPG/programas&progr=30001013004P0 (página oficial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação). Nelas estão disponibilizadas as principais informações sobre o Programa, incluindo o regulamento do mesmo, seu quadro docente, os editais relacionados ao processo seletivo para ingresso no Mestrado e no Doutorado do Programa, acesso aos curricula vitarum dos docentes (plataforma Lattes do CNPq), lista das Teses e Dissertações defendidas, etc., informações estas retiradas diretamente do sistema acadêmico da Pós-Graduação (por isto tal página é mantida pela PRPPG).

Entretanto, convém assinalar que uma nova página web do Programa está em fase de impalntação agora no início de 2012, que será administrada pela PRPPG/UFES e será a página oficial do Programa, utilizando um padrão comum para todsos os Programas da UFES, a qual atenderá todas as demandas/sugestões do Comitê Engenharias IV, fornecendo ao público interno (professores, alunos e funcionários) e externo informações e procedimentos detalhados relativos aos cursos de Mestrado e Doutorado, incluindo a maioria das informações do Coleta/CAPES.

Efetivamente, como comentado pelo Comitê Engenharias IV na última avaliação CAPES, falta disponibilizar na página do Programa os textos completos das Dissertações e Teses defendidas. Entretanto, isto já está sendo resolvido através da nova página padrão, em implantação pela PRPPG/UFES, que disponibilizará os textos das Dissertações e Teses defendidas. Entretanto, deve ser destacado que tais textos hoje já são acessíveis sem qualquer custo, através do sítio web Domínio Público, mantido pelo MEC, (há casos de Teses/Dissertações de egressos do PPGEE com centenas de acessos), ou mesmo através da biblioteca digital BDTD, resultado d econvênio UFES/IBICT.

A partir do acesso a estas páginas, o PPGEE recebe um volume significativo de mensagens e telefonemas em busca de mais informações sobre os cursos oferecidos. Prova disto é que todo ano recebemos alunos de outros estados brasileiros, e mesmo alunos estrangeiros, que vêm freqüentar nosso Mestrado ou Doutorado.

Outra demonstração da visibilidade do Programa é que seus docentes são sistematicamente solicitados a particpar como membros de Comitês de Programa de eventos nacionais e internacionais significativos na área, assim como são chamados a atuar como revisores de artigos para periódicos de primeira linha e como consultores ad-hoc para avaliar projetos de pesquisa submetidos a diversas instituições de fomento. Por fim, também somos chamados a organizar eventos de caráter nacional e mesmo internacional.

Por outro lado, a visibilidade do Programa também se confirma ao verificar o volume de inscrições de candidatos de outros estados e mesmo de outros países para nosso Mestrado e nosso Doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910