Qualificação de Não Linearidades em Malhas de Controle Pelo Método da Função Descritiva

Nome: Alancardek Pereira Araujo
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 31/07/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Celso Jose Munaro Orientador
Moacir Rosado Filho Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alessandro Mattedi Examinador Interno
Antonio Augusto Rodrigues Coelho Examinador Externo
Celso Jose Munaro Orientador
Celso Pascoli Bottura Examinador Externo
Klaus Fabian Coco Examinador Interno
Moacir Rosado Filho Coorientador

Resumo: Esta tese apresenta contribuições ao estudo viabilidade de controle de laminadores de produtos planos, propondo uma estratégia baseada nas técnicas Gain Scheduling clássica.
A qualidade da tira laminada está relacionada à minimização da variação da espessura de saída da tira e do coroamento da mesma. É possível atuar em diferentes subsistemas do processo para buscar a qualidade desejada. Além disso, fatores econômicos como produtividade e custo, incluindo o custo de manutenção do sistema, são extremamente importantes na sociedade moderna, impulsionando a demanda por tecnologias avançadas que melhoram esses fatores.
O sistema proposto utiliza um controlador não-linear com um integrador no ramo direto entre o controlador e a planta, que simplifica o projeto Gain Scheduling. Um método baseado em reguladores ótimos Quadráticos é utilizado na sintonia dos controladores lineares, e os ganhos do controlador global são obtidos pela interpolação dos ganhos sintonizados. Também foi desenvolvido um mecanismo de suavização de ação de controle que permite obter melhorias no processo.
O controlador proposto é testado em diversos subsistemas do processo, quais sejam> subsistema da bobinadeira, da desbobinadeira, do ajuste de gap e do tensionamento da tira. Cada subsistema é capaz de atuar em um determinado parâmetro operacional para recuperar o ponto de operação do sistema frente aos distúrbios de processo. Resultados de simulação são apresentados
Resultados de simulações são apresentados, utilizando dados teóricos e dados reais da indústria para mostrar a viabilidade desse controlador. Testes comparativos do controlador Gain Scheduling com um controlador de ganhos fixo mostraram que o primeiro alcança desempenho superior em todos os casos analisados. Além disso, a metodologia desenvolvida serve de base para o desenvolvimento de outras propostas

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910