Análise Arquitetural, Ontológica e uma Proposta de Modelo de Referência para a Recomendação ITU-T G.805

Nome: PEDRO PAULO FAVATO BARCELOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/04/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MAXWELL EDUARDO MONTEIRO Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANILTON SALLES GARCIA Orientador
LUIZIANA SILVEIRA DE REZENDE Examinador Externo
MAXWELL EDUARDO MONTEIRO Coorientador
ROSANE BODART SOARES Examinador Interno

Resumo: A recomendação ITU-T G.805 (ITU-T, 2000) é uma importante recomendação para redes de transporte, pois descreve uma arquitetura funcional genérica independente de tecnologias para este domínio e é usada como base para outras recomendações que descrevem a arquitetura funcional de redes, a gerência, a avaliação de desempenho e a especificação funcional de equipamentos.
Apesar de fornecer uma ferramenta ágil para a descrição da arquitetura, a apresentação dos conceitos é feita de forma textual, gerando confusão por conta de definições recursivas e exemplos não claros, que muitas vezes até mesmo se contradizem. Esses aspectos da recomendação a torna de difícil entendimento, podendo confundir o leitor.
É importante que, devido sua fundamental relevância, essa recomendação seja livre desses problemas. Para tal, é proposta nesta dissertação a utilização de técnicas de modelagem conceitual baseadas em ontologias para a geração de um modelo de referência para a área de redes de transporte, a partir da Recomendação ITU-T G.805.
Além dos principais conceitos da recomendação são também apresentadas as vantagens da criação de um modelo de referência em ontologias e as principais tecnologias utilizadas para este objetivo. São realizadas uma análise arquitetural e uma reestruturação dos componentes definidos pela recomendação e uma avaliação ontológica da mesma, verificando casos de incompletudes, ambiguidades e outras deficiências ontológicas e apontando soluções. Por fim, é apresentado o modelo de referência em ontologia desenvolvido para a Recomendação ITU-T G.805, incluindo o modelo conceitual e suas regras de derivação e de restrição.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910