MONTAGEM DE TESTBED PARA ANÁLISE DE SERVIÇOS EM REDES ÓPTICAS WDM

Resumo: Este projeto propõe montar um testbed em laboratório baseado em anéis ópticos de recirculação (RCL), capaz de realizar testes da utilização e operação de sistemas a fibra óptica operando a taxas de Gb/s. A operação será na janela de 1550 nm que corresponde à menor atenuação em fibras monomodo. Há duas etapas de realização: a primeira envolve simulação computacional e em seguida haverá a montagem experimental. Um dos objetivos é criar uma ferramenta de análise, predição, otimização e gerar resultados inicialmente a partir de simulação que devem ser posteriormente testados em laboratório. O testbed em fibra óptica é capaz de simular experimentalmente um enlace tão longo quanto forem o número de voltas em que a luz se propaga no anel.
O testbed consiste na montagem em bancada de um anel de recirculação ou loop em fibra óptica capaz de simular um enlace tão longo quanto forem o número de voltas em que a luz se propaga no anel. Esta é uma ferramenta importante para estudos e testes na implantação e exploração de novos serviços em redes ópticas multicomprimento de onda ou WDM (Wavelength Division Multiplexing) de alta velocidade. Pode-se testar e otimizar, por exemplo, configurações de redes bi-direcionais.
A importância deste estudo está no fato de criar condições experimentais em um laboratório da UFES (LABTEL), localizado na cidade de Vitória, e que poderá dar suporte no domínio óptico nos estudos, testes e viabilidade de desenvolvimento de serviços a serem disponibilizados na rede de fibras ópticas e acessos da Rede Metropolitana de Vitória (METROVIX). A METROVIX vai disponibilizar para a região metropolitana de Vitória uma rede de alta velocidade voltada para as áreas de educação, saúde e desenvolvimento de pesquisas científicas. Os serviços pensados inicialmente para trafegar na Rede METROVIX podem ser previamente testados no anel de recirculação a ser montado no LabTel e o tráfego monitorado dinamicamente a partir da técnica, por exemplo, de “light trails”. Esta técnica utiliza componentes ópticos de baixo custo, como acopladores e filtros ópticos sintonizáveis, para segmentação dinâmica da topologia óptica. A monitoração dinâmica de matrizes de demanda de tráfego pode ser realizada de forma a maximizar o atendimento via caminhos ópticos transparentes e minimizar as conexões de redes locais virtuais (VLANs). Alguns testes relacionados a este tópico já vem se desenvolvendo em um trabalho de Mestrado no LABTEL. O objetivo é a verificação das limitações na topologia e de camada física de redes ópticas baseadas em “light trails”. A aplicabilidade desta arquitetura em futuras redes metropolitanas, como a do município de Vitória, está justamente em permitir a convivência de aplicativos que exijam momentaneamente altas taxas para serviços de intranet, em conjunto com aplicações ordinárias tais como a interligação à internet de postos de saúde, escolas, etc.

Data de início: 01/10/2007
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA JOSE PONTES
Pesquisador MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO
Pesquisador MOISÉS RENATO NUNES RIBEIRO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910