Caracterização do Canal PLC via Medição de Parâmetros Característicos da Rede Elétrica

Resumo: O presente projeto teve início em 2004 a partir das bolsas de iniciação científica (PIBIC) dos alunos Rogério Aguiar e Roger P. Amaral, tendo continuidade, em 2005, com as bolsas dos alunos Bernardo C. Fernandes e Bernardo L. Valentim, renovadas por mais um ano em 2006 e, a bolsa deste último aluno, foi novamente renovada em 2007. Nossa proposta é estudar e desenvolver um equipamento Analisador de Rede PLC (AR_PLC), que caracterize a rede de transmissão de energia elétrica através de medidas de parâmetros característicos da mesma. De modo geral, pretende-se viabilizar a rede elétrica como um canal de comunicação de dados, voz e vídeo. Isto justifica a necessidade de entre outras premissas não menos importantes, alocar a faixa de freqüências de trabalho, ou seja, a banda de freqüências a ser utilizada para injeção do sinal de transmissão e recepção.
O Laboratório de Telecomunicações (LabTel) do Departamento de Engenharia Elétrica da UFES dispõe de equipamentos que injetam sinais de informação na faixa de freqüência que se estende de 1 a 30 MHz, para comunicação via rede elétrica. Esta tecnologia de comunicação de dados via rede elétrica, denominada PLC (Power Line Communications) foi testada pelo Grupo de Pesquisas em Telecomunicações da UFES (GPTUFES) e resultados muito satisfatórios foram obtidos em aplicações da tecnologia para disposição de Internet.
O auxilio de um equipamento de baixo custo que forneça informações de atenuação de sinal, variação do sinal com a freqüência e multipercursos do sinal provocados por ruídos intensos que muito castigam o canal PLC, permite escolher a banda de freqüências certa para comunicação. Além de melhorar ainda mais a qualidade do tráfego de Internet, isto permite em um futuro próximo utilizar de maneira corriqueira a tecnologia PLC não só para prover serviços de Internet.
Atualmente o projeto já conta com um modem OFDM, implementado em VHDL (VHSIC Hardware Description Language) com uma alta configurabilidade possibilitando várias opções de testes, e também com um software simulador que possibilita ao usuário visualizar várias etapas que englobam o processo de comunicação num canal PLC, ambos frutos das bolsas concedidas aos alunos Bernardo L. Valentim e Bernardo C. Fernandes.

Data de início: 02/01/2004
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO
Pesquisador DANIEL JOSÉ CUSTODIO COURA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910