Summary: As redes ópticas se espalharam pelo mundo interligando países e diminuído as distâncias devido a grande capacidade de transporte de dados das fibras ópticas. Entretanto, esta grande capacidade de transmissão que as fibras apresentam é eficientemente aproveitada graças às técnicas de multiplexação aplicada aos sinais transmitidos através destas fibras. Dentre as técnicas de multiplexação de sinais ópticos destacamos a Multiplexação por Divisão do Comprimento de Onda (WDM). Esta técnica consiste na combinação de vários sinais com diferentes comprimentos de onda em uma única fibra e é atualmente aplicada nas transmissões de dados em redes ópticas de alta velocidade. O desenvolvimento de dispositivos ativos a fibra óptica ao longo dos últimos anos também foi responsável pela implementação de redes ópticas de alta velocidade para a transmissão de dados, vídeo e voz. Dispositivos como os amplificadores ópticos, lasers de alta potência e conversores de comprimento de onda são partes importantes nessa evolução das redes ópticas.
Dentre os amplificadores ópticos utilizados em redes WDM pode-se destacar o amplificador Raman e o amplificadores a fibra dopada com érbio (EDFA). O amplificador Raman é um dispositivo cujo princípio de amplificação se deve ao efeito não linear do espalhamento de Raman estimulado (SRS). Algumas vantagens do amplificador Raman em relação aos EDFAs têm despertado o interesse neste tipo de dispositivo. A confirmação está na enorme quantidade de trabalhos sobre amplificadores Raman encontrados na literatura nos últimos anos.
A proposta deste trabalho é promover a evolução das funcionalidades dos amplificadores ópticos baseados no efeito Raman, desenvolvidos pela PADTEC. Serão analisados a influência dos bombeios, i.e. número de bombeios, potência e comprimento de onda de cada um dos bombeios, e da configuração do amplificador no desempenho dos amplificadores projetados. Como principais resultados serão obtidos rotinas numéricas e software, incluindo interface gráfica, para a otimização dos bombeios (potência e comprimento de onda) e para a análise de estado estacionário do amplificador óptico em função da posição e potência dos bombeios.

Starting date: 2008-10-24
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Antonio Manoel Ferreira Frasson
Researcher * Maria Jose Pontes
Researcher * Shirley Peroni Neves Cani
Researcher * Marcelo Eduardo Vieira Segatto
Student Doctorate * Thiago Vieira Nogueira Coelho

Pages

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910