Desenvolvimento de um Sensor Híbrido - Inclinação + EMG - para Aplicações em Robótica e Fisioterapia

Nome: MAGDO BÔRTOLE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/03/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HUMBERTO FERASOLI FILHO Examinador Externo
RAQUEL FRIZERA VASSALLO Examinador Interno
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Resumo: Os equipamentos usados para captura de sinais eletromiográficos são, em geral, caros e difíceis de serem usados em ambientes fora de laboratórios.
Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sensor híbrido capaz de capturar sinais mioelétricos e sinais de inclinação, contando para isso com um par de eletrodos diferenciais e um acelerômetro de três eixos como dispositivos sensores.
As informações capturadas pelo sensor híbrido podem ser usadas para análise biomecânica do movimento humano, e todas elas são transmitidas via comunicação Bluetooth, deixando o sensor livre de fios e cabos.
O sensor híbrido apresenta aplicações tanto na área de Robótica como Fisioterapia. Na área de Robótica foi usado como um sistema autônomo para comando de uma cadeira de rodas robótica por pessoas com deficiência, através dos movimentos da cabeça do usuário, apresentando bons resultados.
Ainda na área de Robótica, foi usado para comandar um pequeno robô com garra, em um projeto de assistência a crianças com deficiências motoras severas. Na área de Fisioterapia apresenta diversas aplicações onde a coleta de sinais mioelétricos é necessária, sendo usado também para detectar a inclinação de membros do corpo em trabalhos
fisioterapêuticos.
Em seu estado final o sensor híbrido constitui-se de um dispositivo eletrônico portátil, sem fios, pequeno, leve, de grande autonomia, com grande capacidade de cálculo e alta taxa de transmissão de dados. Isso possibilita seu uso fora de laboratórios, ampliando a área de aplicação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910