Histórico

Hoje, nossa visão é que o Programa está consolidado: já formou 212 Mestres e 48 Doutores, até dezembro de 2011, e é avaliado como BOM (conceito 4 na última avaliação CAPES). Ou seja, o Programa vem evoluindo, já que o conceito anterior era 3. A tendênia, agora, é continuar evoluindo, visando obter conceito 5 na próxima avaliação. A base para isto é o aumento no número de publicaçõesem periódicos qualificados, tendência esta que já se pode perceber neste relatório. Observe-se que este aumento da produção científica do Programa, envolvendo docentes e discentes, é decorrência da exigência de que os egressos do Mestrado e do Doutorado em Engenharia Elétrica da UFES têm que ter publicações efetivas em seus currículos, introduzida no Regulamento do Programa. Para ter sua solicitação de defesa homologada, o aluno de Mestrado agora tem que ter pelo menos um artigo em congresso já aceito. Para ter sua defesa de Proposta de Tese homologada, o candidato ao Doutorado terá que já ter publicado (ou ter aceitação para publicar) dois artigos em congressos. Já para ter sua solicitação de defesa de Tese homologada, ele terá que ter pelo menos um artigo aceito para publicação em periódico classificado nos extratos B2 ou superiores, considerando o QUALIS do comitê Engenharias IV. Enfim, um egresso do Doutorado terá que ter ao menos duas publicações em congresso mais uma em periódico do extrato B2 ou superior, do QUALIS do Comitê Engenharias IV.

Por outro lado, os professores permanentes terão que atender o requisito de ter dois artigos publicados em periódicos, também dos extratos B2 ou superiores do QUALIS do Comitê Engenharias IV, em um triênio de avaliação, para continuarem como professores permanentes do Programa, ou então serem bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Com isto, a tendência é que o corpo docente do Programa se torne mais compacto, porém com um maior índice médio de publicações por docente permanente.

Paralelamente, como já relatado em anos anteriores, foi feito um investimento significativo para que cada aluno de tempo integral tenha um computador disponibilizado para seu uso exclusivo, durante toda a sua permanência no Programa, com o objetivo de reduzir o tempo médio para formação dos alunos de tempo integral.

Considerando estes aspectos é que temos a expectativa de que o Programa mantenha uma produção científica expressiva associada às Teses e Dissertações dos seus egressos, visando atingir o patamar necessário para ser avaliado como excelente (conceito 5) num futuro próximo.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 327 mestres e 108 doutores e conta com 131 alunos regularmente matriculados, sendo 70 no mestrado e 61 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2016-2018
Coordenador: Evandro Ottoni Teatini Salles
Coordenador-Adjunto: Anselmo Frizera Neto

Período: 2014-2016
Coordenador: Moisés Renato Nunes Ribeiro
Coordenador-Adjunto: Evandro Ottoni Teatini Salles

Período: 2012-2014
Coordenador: Moisés Renato Nunes Ribeiro
Coordenador-Adjunto: Anselmo Frizera Neto

Período: 2006-2012
Coordenador: Mário Sarcinelli Filho
Coordenador-Adjunto: Marcelo Eduardo Vieira Segatto

Período: 2002 - 2006
Coordenador: Mário Sarcinelli Filho
Coordenador-Adjunto: Celso José Munaro

Período: 1998-2002
Coordenador: Gilberto Costa Drumond Sousa
Coordenador-Adjunto: Mário Sarcinelli Filho

Período: 1996-1998
Coordenador: Mário Sarcinelli
Coordenador-Adjunto:Gilberto Costa Drumond Sousa

Período: 1992-1996
Coordenador: Mário Sarcinelli Filho

Período: 1991-1992
Coordenador: Edson de Paula Ferreira
Coordenador-Adjunto: Mário Sarcinelli Filho

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)

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