Summary: Em operações de embarque ou desembarque de navios graneleiros é necessário se fazer a medição do volume do navio que está submerso com o intuito de se determinar a carga embarcada no navio. Esta inspeção é feita através da leitura dos calados da embarcação, que correspondem a 6 réguas pintadas nos dois lados do casco, em locais padronizados, que auxiliam essa medição em toda sua extensão.
Para a reliazação de tal medição, funcionários do navio e da empresa se reúnem numa embarcação e circundam o navio para medir o calado. As medições são feitas a 'olho nu' pelas partes interessadas, donde após algumas
observações chegam a uma medida comum. Este procedimento é executado várias vezes durante o carregamento do navio e, de acordo com as condições do mar, esta atividade pode ser muito perigosa e lenta. Desta forma, este projeto visa o desenvolvimento de um sistema automatizado de medição de calado de navios, baseado em visão computacional, capaz de auxiliar no processo de carregamento de embarcações, melhorando a segurança e principalmente reduzindo o tempo de carregamento. O método para medição será objeto de estudo deste projeto e deverá resultar em uma abordagem com câmeras acopladas a uma estrutura fixa ou a uma plataforma móvel, sendo priorizada a solução que obtiver melhor desempenho para a situação encontrada na empresa.
Starting date: 11/11/2016
Deadline (months): 52
Participants:
Role | Name |
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Coordinator * | RAQUEL FRIZERA VASSALLO |
Student Doctorate * | CLEBESON CANUTO DOS SANTOS |
Student Master * | LEONARDO DE ASSIS SILVA |
Student Master * | FLÁVIO MACHADO |