Detecção de Eventos de Obstrução em Válvula no Processo de Lingotamento Contínuo com Uso de Aprendizado de Máquinas

Nome: ANA PAULA MIRANDA DINIZ

Data de publicação: 25/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRO DO NASCIMENTO VARGAS Examinador Externo
DANIEL CRUZ CAVALIERI Examinador Externo
EVANDRO OTTONI TEATINI SALLES Coorientador
JORGE LEONID ACHING SAMATELO Examinador Interno
JOSE LEANDRO FELIX SALLES Examinador Interno

Páginas

Resumo: O processo de lingotamento contínuo, usado na fabricação de placas de aço, é atualmente a maneira mais econômica e eficaz de produção dentro da indústria. Embora o lingotamento contínuo seja um processo amplamente usado, alguns problemas associados ao processo ainda não foram resolvidos, sendo um deles a obstrução da válvula superior submersa (Submerged Entry Nozzle - SEN), que controla o fluxo de aço entre o distribuidor e o molde. Essa obstrução, também chamada de clogging, além de comprometer a qualidade do produto, resulta em menor rendimento do processo, acarretando prejuízos. Deste modo, a
detecção do clogging é de fundamental importância, pois ações de controle podem permitir que o sistema opere por mais tempo. Neste trabalho, serão apresentadas e comparadas três metodologias baseadas em aprendizagem de máquina e Deep Learning com o objetivo de detectar as ocorrências de clogging a partir de dados históricos de variáveis do processo. Em geral, os classificadores apresentaram resultados bastante promissores em dados reais com desequilíbrio de classes. Em especial, o método empregando análise espaço-temporal, utilizando quatro variáveis do processo, obteve um desempenho notavelmente superior em relação aos demais, alcançando médias de Precisão e Recall, respectivamente, de 95,53% e 97,33%. Visando reduzir as taxas de falsos positivos e negativos, foi implementada uma heurística de pós-processamento aplicada à saída do modelo, sendo alcançado um Recall e uma Precisão, respectivamente, de aproximadamente 99% e 98%. Até o conhecimento da autora, esses resultados nunca foram encontrados na literatura. Apesar de uma comparação detalhada seja inviabilizada devido às diferenças entre as bases de dados e a inacessibilidade a elas, a modelagem aqui proposta atingiu patamares de desempenho superiores quando comparados aos resultados encontrados na literatura para solucionar este problema da indústria. Os resultados elevados e inéditos obtidos neste trabalho, portanto, contribuirão tanto para a melhoria da qualidade do produto final, como para a redução de custos associados à produção do aço, uma vez que a classificação mais efetiva das ocorrências de
clogging poderá auxiliar os operadores no planejamento de ações corretivas.

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