Uma Proposta de Framework para Simulação de Redes OTN

Nome: MARCOS TADEU DE ARAUJO TORRES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/10/2010

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANILTON SALLES GARCIA Orientador
ANTONIO MANOEL FERREIRA FRASSON Coorientador
JOAQUIM CELESTINO JUNIOR Suplente Externo
ROSANE BODART SOARES Examinador Interno

Resumo: As novas tecnologias de redes ópticas apresentam um desafio
considerável para os pesquisadores envolvidos com a nova geração de redes de alto desempenho, notadamente no que se refere à otimização da infra-estrutura atual de fibras ópticas disponíveis nos backbones.
Neste contexto as simulações se apresentam como alternativas flexíveis para a modelagem e análise de novas idéias e projetos. Além disso, um ambiente uniforme para a simulação de redes OTN é essencial fornece aos pesquisadores a capacidade de reproduzir e comparar resultados de diferentes frentes de pesquisa.
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de arquitetura para um framework de simulações de redes ópticas de transporte, independente de fabricantes, desenvolvido em código aberto e voltado especificamente para as redes OTN (Optical Transport Network). O ambiente de simulação adotado é o OMNeT++. A proposta de arquitetura é resultado da integração dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisas em telecomunicações da UFES e está focada principalmente na descrição funcional e interação dos componentes ópticos OTN e as normas e especificações da ITU-T.
As principais contribuições da dissertação são a apresentação da estrutura geral da arquitetura, e da modelagem e interação dos seus principais componentes. São apresentados também um protótipo inicial do framework e alguns resultados preliminares de pesquisas que estão utilizando este protótipo. Além disso, é apresentado um módulo de comunicação externa que está em desenvolvimento e que, futuramente, vai agregar muitas funcionalidades ao framework.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910