Desempenho do OFDM em um Sistema Óptico no Espaço Livre na Presença de Turbulência

Nome: JESSÉ GOMES DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/05/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO Orientador
MARIA JOSE PONTES Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRES PABLO LÓPEZ BARBERO Examinador Externo
DANIEL JOSÉ CUSTODIO COURA Examinador Externo
MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO Orientador
MARIA JOSE PONTES Coorientador

Resumo: Embora centenária, a tecnologia óptica para transmissão em espaço livre ainda pode ser considerada bastante desconhecida, pois durante décadas as pesquisas nesta área do conhecimento permaneceram restritas aos meios militares.
Esta restrição é justificada em virtude de o sistema óptico no espaço livre depender intensamente do ambiente atmosférico e, portanto, está sujeito às intempéries existentes neste meio.
Porém, a partir do século XXI, o desenvolvimento da tecnologia voltada à transmissão por fibra óptica, similar a em discussão, vem contribuindo, ainda que de forma lenta, para que o sistema óptico no espaço livre expanda seus domínios.
A utilização da técnica de transmissão Ortoghonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) é mais um instrumento capaz de ajudar este sistema de comunicação a enfrentar as adversidades existentes no ambiente atmosférico.
Diante desta constatação, esta dissertação apresenta os resultados de testes experimentais realizados em laboratório que mostram o desempenho obtido pela utilização em conjunto destas duas tecnologias para interligar ponto a ponto duas estações sem fio em meio a ambientes com e sem turbulência.
Os resultados apresentados neste trabalho de pesquisa mostram que a utilização do OFDM no sistema de comunicação óptico em espaço livre é possível e possibilita em parte do tempo manter o enlace de comunicação ativo, mesmo durante a ocorrência de fenômenos adversos como a turbulência óptica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910