Uso da Robótica para Exploração e Descoberta do Ambiente para Crianças com Deficiência Física Severa
Nome: CARLOS TORTURELLA VALADÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2011
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
AGDA FELIPE SILVA GONÇALVES | Examinador Externo |
AUGUSTO CESAR PINTO LOUREIRO DA COSTA | Examinador Externo |
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO | Orientador |
Resumo: Crianças com deficiência física severa têm pouca chance de conseguirem interagir com o mundo e, devido a esta falta d einteração, acabam por criar um conceito de que não são capazes de realizar tarefas sozinhas, ideia esta chamada de "indefesa aprendida". Com esta falta de experiências, pode ocorrer comprometimento na parte de aprendizagem, uma vez que uma boa interação com o ambiente ao redor auxilia muito no processo de aprendizado. No entanto, com o auxílio de robôs, é possível fazer com que haja uma interação com o mundo de uma forma diferente, melhorando sua capacidade de cognição, socialização e, por fim, sua própria auto-estima. Tais elementos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
A grande motivação desta Dissertação de Mestrado é fazer com que essas crianças tenham uma melhor qualidade de vida, e, principalmente, desenvolvimento cognitivo e auto-estima. O sistema desenvolvido permite que a criança manipule de forma mais autônoma robôs, desde que configurados previamente pelo programa. Para fazer tal manipulação a criança utiliza alguns dispositivos auxiliares como sensores de inclinação e sensores mioelétricos, dentre outros dispositivos que podem ser configurados no sistema.
Isso faz com que o sistema seja flexível a diversos dispositivos e robôs, bastando apenas fazer as devidas configurações, tanto no dispositivo como no sistema. É esperado que com tal programa as crianças sejam capazes de ter maior interação social, melhoria no quadro cognitivo e auto-estima, tentando, de certa forma, equilibrar os efeitos negativos da deficiência física.