Estudo de Aplicação de Compensador Estático do Tipo Svc na Linha de Transmissão Mesquita - Viana Ii em 500 Kv

Nome: ALCEBIADES RANGEL BESSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/06/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCAS FRIZERA ENCARNAÇÃO Orientador
PAULO JOSE MELLO MENEGAZ Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS HENRIQUE COSTA GUIMARÃES Examinador Externo
JOSE LUIZ DE FREITAS VIEIRA Examinador Interno
LUCAS FRIZERA ENCARNAÇÃO Orientador
PAULO JOSE MELLO MENEGAZ Coorientador

Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de modelagem do sistema elétrico em 500kV interligando as subestações de Mesquita e Viana II, avaliando a regulação de tensão na subestação de Viana II com a aplicação do dispositivo SVC.
Primeiramente são apresentadas as principais características dos compensadores de reativos em sistemas elétricos, destacando o dispositivo SVC. Em seguida, é mostrada a área de estudo que interliga as subestações de Mesquita e Viana II, com suas características elétricas de fluxo de potência no cenário para o ano de 2015. A partir destas informações este sistema é modelado no programa de transitórios eletromagnéticos PSCAD/EMTDC. A modelagem do sistema elétrico, bem como dos cenários de operação apresentados foram baseados em dados técnicos obtidos junto ao ONS.
A partir do sistema modelado no PSCAD/EMTDC é desenvolvido o dispositivo SVC para estabilização da tensão da subestação de Viana II em sua barra de 500kV no cenário de 2015 e também para a projeção de crescimento de carga até o ano de 2021.
A principal contribuição desta dissertação está na modelagem do sistema elétrico do SIN e do dispositivo SVC no software PSCAD/EMTDC, bem como na análise das vantagens obtidas com a implementação deste na subestação de Viana II.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910