Doutorado em Engenharia Elétrica

Nível: Doutorado
Ano de início: 1997
Conceito atual na CAPES: 5
Ato normativo: Homologado pelo CNE (Portaria MEC nº 609, de 14/03/2019)
Publicação DOU em 18/03/2019, Seção 1; Página 115; Parecer 487/2018
Número de créditos para titulação em disciplinas: 30
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 6
Número de créditos para titulação outros: 6
Periodicidade de seleção: Anual

Área(s) de concentração: Engenharia Elétrica

Perfil do profissional a ser formado: O Doutor em Engenharia Elétrica deverá ser capaz de gerar, analisar, implementar e refinar hipóteses inovadoras para a sua linha de pesquisa. Também terá a capacidade de implementar propostas, diretrizes e soluções para problemas locais, regionais e nacionais da sociedade. Ele será um formador de ideias/opiniões (docência) e gerador de conhecimentos (pesquisa), tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio-econômicas locais, regionais e nacionais. Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Engenharias, em particular Engenharia Elétrica, em seus diversos campos de atividade. O egresso deve ser capaz de redigir um plano de trabalho coerente para sua tese de doutorado, demonstrando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas, e deve ainda ser capaz de: (i) mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros; (ii) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e conferências internacionais; (iii) fazer revisão da literatura científica de forma independente; (iv) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem; (v) formular problemas e resultados de forma rigorosa; (vi) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário.

Público alvo: O curso de Doutorado em Engenharia Elétrica possui uma duração máxima de 48 meses e o/a discente deve contabilizar um total de 32 créditos ao longo do curso, possuir um nível mínimo B1 em inglês após um ano desde sua matrícula no curso e possuir publicações de artigos conforme regulamentação do curso.

Poderão inscrever-se no processo de seleção ao Curso de Doutorado em Engenharia Elétrica os/as candidatos/candidatas com graduação no nível de Bacharelado ou Licenciatura Plena, que possuam Mestrado em Engenharia Elétrica e áreas afins, sendo estas definidas no edital. Candidatos/candidatas que não tenham o Mestrado mas que tenham iniciação científica e/ou excelente desempenho acadêmico na graduação poderão ser admitidos diretamente no doutorado.

O/a candidato/candidata à seleção de Doutorado deverá definir seu orientador/orientadora dentro da Linha de Pesquisa a qual ele/ela tem interesse em realizar o curso e informar quem será no ato de inscrição, apresentando a documentação comprobatória que o/a candidato/candidata à orientação
concorda em orientá-la/lo ao longo da pesquisa. As inscrições de Doutorado são realizadas durante todo o ano, conforme disponibilidade de vagas.

O processo seletivo, conduzido pelo Colegiado do PPGEE/UFES, consiste de uma avaliação quantitativa (mensuração por pontuação) do Conjunto Candidato/Professor/Proposta segundo
critérios descritos no edital.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910