IdCar - Sistemas de identificação única de veículos

Resumo: A proposta deste projeto é desenvolver o IdCar, o qual será um método para identificação única de veículos utilizando câmeras de videomonitoramento. A aplicação terá a capacidade de detectar não apenas a placa, mas sim gerar uma descrição do veículo incluindo cor, modelo e outras informações relevantes. Tais características fornecem mais segurança em sistemas de controle de acesso, além da possibilidade de melhor detecção de veículos em ambientes de cidades inteligentes.

O sistema será desenvolvido para operar a partir câmeras heterogêneas, aceitando variações no padrão das imagens recebidas, além do uso de processamento em nuvem. Serão aplicados conceitos de Visão Computacional como base para funcionamento, assim como abordagens de Inteligência Artificial como Redes neurais profundas (Deep Learning) para extração das informações a partir das imagens.

Tais informações serão então empregadas para gerar uma “assinatura” do veículo, a qual poderá ser utilizada para realizar sua detecção e possível rastreamento em imagens de videomonitoramento, auxiliando na tarefa da segurança pública e diminuindo no tempo para localização e recuperação de veículos roubados, furtados ou clonados.

Data de início: 01/05/2021
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RAQUEL FRIZERA VASSALLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910