Evolução da Plataforma LightPad em Direção às Redes OTN/ASON/GMPLS

Resumo: As redes ópticas se espalharam pelo mundo interligando países e diminuído as distâncias devido a grande capacidade de transporte de dados das fibras ópticas. Entretanto, esta grande capacidade de transmissão que as fibras apresentam é eficientemente aproveitada graças às técnicas de multiplexação aplicada aos sinais transmitidos através destas fibras. Dentre as técnicas de multiplexação de sinais ópticos destacamos a Multiplexação por Divisão do Comprimento de Onda (WDM). Esta técnica consiste na combinação de vários sinais com diferentes comprimentos de onda em uma única fibra e é atualmente aplicada nas transmissões de dados em redes ópticas de alta velocidade. O desenvolvimento de dispositivos ativos a fibra óptica ao longo dos últimos anos também foi responsável pela implementação de redes ópticas de alta velocidade para a transmissão de dados, vídeo e voz. Dispositivos como os amplificadores ópticos, lasers de alta potência e conversores de comprimento de onda são partes importantes nessa evolução das redes ópticas.
Dentre os amplificadores ópticos utilizados em redes WDM pode-se destacar o amplificador Raman e o amplificadores a fibra dopada com érbio (EDFA). O amplificador Raman é um dispositivo cujo princípio de amplificação se deve ao efeito não linear do espalhamento de Raman estimulado (SRS). Algumas vantagens do amplificador Raman em relação aos EDFAs têm despertado o interesse neste tipo de dispositivo. A confirmação está na enorme quantidade de trabalhos sobre amplificadores Raman encontrados na literatura nos últimos anos.
A proposta deste trabalho é promover a evolução das funcionalidades dos amplificadores ópticos baseados no efeito Raman, desenvolvidos pela PADTEC. Serão analisados a influência dos bombeios, i.e. número de bombeios, potência e comprimento de onda de cada um dos bombeios, e da configuração do amplificador no desempenho dos amplificadores projetados. Como principais resultados serão obtidos rotinas numéricas e software, incluindo interface gráfica, para a otimização dos bombeios (potência e comprimento de onda) e para a análise de estado estacionário do amplificador óptico em função da posição e potência dos bombeios.

Data de início: 2008-10-24
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Thiago Vieira Nogueira Coelho
Aluno Mestrado Matheus Oggioni Lima Benincá
Aluno Mestrado Carlos Eduardo Schmidt Castellani
Aluno Mestrado Gustavo Carnelli Mariotto Ferreira
Coordenador Antonio Manoel Ferreira Frasson

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910