Uso da Robótica e Tecnologia Assistiva para Crianças e Adultos com Deficiência
Resumo: Este Projeto de Pesquisa, que envolve seis instituições (três brasileiras e três estrangeiras), tem como objetivo desenvolver um robô versátil, capaz de operar tanto como robô social quanto como robô assistivo, para uso por crianças e adultos com deficiência. Na modalidade de robótica social, o robô será utilizado para melhorar as habilidades e desenvolvimento de crianças com deficiência cognitiva, e na modalidade de robótica assistiva, o robô será utilizado para auxílio à mobilidade de adultos com deficiência motora. Quando utilizado com crianças com deficiência, o robô será equipado com um sistema de captura de expressões faciais e sinais cerebrais (EEG), além de sensor laser para detectar a localização da criança. Nesta aplicação, o robô a ser desenvolvido conterá monitor e câmera de vídeo, onde o monitor mostrará fotos e vídeos de caráter emotivos, e a câmera de vídeo registrará expressões faciais da criança. Por outro lado, para a análise dos sinais cerebrais, a criança utilizará um dispositivo portátil de captura de sinais EEG. A partir do processamento dos dados de imagens e sinais de EEG será possível obter parâmetros que permitam avaliar as emoções das crianças durante a interação com o robô e assim medir o desenvolvimento alcançado. Quando o robô é utilizado na modalidade de robótica assistiva, um andador será acoplado ao robô, de forma a permitir a mobilidade de pessoas com deficiência motora. Para avaliar conceitos como aplicabilidade, usabilidade, eficiência e eficácia do robô social e do robô assistivo, para uso por crianças e adultos com deficiência, os seguintes métodos serão utilizados: Escala de Realização de Tarefas (Goal Attainment Scaling GAS), Escala de Usabilidade do Sistema (System Usability Scale SUS) e Lei de Fitts (Fitts' Law).
Data de início: 01/08/2015
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO |
Pesquisador | ELIETE MARIA DE OLIVEIRA CALDEIRA |