Proposta de Otimização para Interação Bidirecional entre Veículo Elétrico Plug-In e a Rede Elétrica e Modelo Autômato Híbrido Discreto de Bateria com Estimação de Estado de Carga via Filtro de Kalman Unscented

Nome: DEBORA DE SOUZA MARTINS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/06/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
JUSSARA FARIAS FARDIN Orientador
AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA Co-orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
JUSSARA FARIAS FARDIN Orientador
JOSE LEANDRO FÉLIX SALLES Examinador Externo
JOEL DAVID MELO TRUJILLO Examinador Externo
AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA Coorientador

Resumo: O aumento na utilização de veículos elétricos fomenta os estudos na área de integração de veículos na rede elétrica onde o objetivo é obter respostas sobre formas de tratar a inserção desta tecnologia na sistema elétrico. Ainda neste contexto, surge um novo paradigma no mercado de energia devido à possibilidade dos usuários de veículos elétricos venderem e comprarem energia do sistema. No presente trabalho, apresenta-se uma metodologia de otimização das operações de compra e venda de energia, com o objetivo de minimizar os custos e maximizar o lucro do ponto de vista dos veículos elétricos em dois cenários. No primeiro cenário, considera-se um único veículo elétrico; no segundo cenário, um grupo de veículos elétricos. Além disso, apresenta-se também uma modelagem de baterias, com obtenção de variáveis de decisão e estimação do estado de carga das baterias via Filtro de Kalman Unscented. O gerenciamento da interação entre os veículos elétricos e a rede
elétrica baseia-se, principalmente, no valor do estado de carga da bateria dos veículos elétricos. É importante que o sistema de gerenciamento da bateria forneça informações precisas sobre os estados da bateria do veículo, para que a otimização não submeta as baterias a regimes não adequados de funcionamento. Na presente dissertação a otimização em V2G e a modelagem da bateria não estão integradas. Por isso, as avaliações são feitas separadamente. Os resultados obtidos atendem bem aos objetivos tanto da metodologia de otimização quanto da modelagem de baterias, indicando que estas metodologias são promissoras para a abordagem deste tipo de problema.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910