Integração com a graduação

É bastante elevado o interesse dos/das alunos/alunas de graduação por estudos em nível de Mestrado e Doutorado, como consequência de suas participações em atividades do Programa quando ainda na graduação. Esta participação se dá via atividades de Iniciação Científica (IC), Laboratórios de Pesquisa, desenvolvimento de Projeto de Graduação e obtenção de créditos através de matrícula como aluno especial do Mestrado, o que é permitido pelas normas da UFES e do Programa. Outra linha de participação de alunos/alunas de graduação nas atividades do Programa é através de seminários realizados quando recebemos a visita de colaboradores de outros estados ou países, o que também tem sido um fator que contribui muito para a motivação dos referidos alunos.

Isso, sem dúvida, traz benefícios para o Programa, uma vez que os/as discentes que se candidatam ao Mestrado, e depois ao Doutorado, já chegam motivados para trabalhar em pesquisas que eles já conhecem, embora ainda num nível bastante preliminar, podendo, assim, aprofundar a pesquisa e seus conhecimentos.

Na linha de Iniciação Científica e de desenvolvimento de Projetos de Graduação, há grande participação de alunos de graduação em atividades do Programa, que se deve ao fato de que todos os professores do Programa são também professores da graduação, que são os professores com mais interesses voltados para pesquisa, e por isso são muito procurados para viabilizar o engajamento de tais estudantes em atividades vinculadas ao Programa e para introduzi-los/las no âmbito da pesquisa. Como consequência, o número de ex-alunos de IC que ingressam no Mestrado e/ou Doutorado é expressivo.

Outra atividade importante que une os/as discentes de graduação e pós-graduação são os Laboratórios de Pesquisa que são do Programa, mas que abrange tanto os/as discentes de cursos da pós-graduação como da graduação. Tal ação permite que os/as discentes dos diferentes níveis do curso interajam entre si, realizando pesquisas e estudos em conjunto, agregando conhecimentos diversos para eles. Tal medida auxilia principalmente os/as alunos/alunas de graduação em aprofundar o conhecimento visto durante o curso e aprimorar seus métodos de pesquisa.

Em vista disso, pode-se afirmar que o ensino de graduação também se beneficia da integração com a pós-graduação, tanto com os/as estudantes como através dos/das professores/professoras que ministram aulas na graduação.

Estágio de docência:

O Estágio de Docência é o acompanhamento e a participação do/da estudante do Programa no dia a dia de sala de aula de um curso de graduação com um aprofundamento no ambiente didático e com a orientação de um supervisor, possibilitando uma grande integração entre a pós-graduação e a graduação.

O Programa cobra dos bolsistas da CAPES/DS de Doutorado a realização do estágio de docência, o que tem sido cumprido de forma muito satisfatória. Os resultados desta experiência têm se mostrado bastante interessantes: os futuros mestres e doutores, quando realizam concursos para docência, em geral têm apresentado bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

Ademais, há muitos egressos do Programa que se tornaram professores do curso de Engenharia Elétrica e, inclusive, de outros cursos de graduação, como Matemática, Engenharia Mecânica e cursos atrelados à Informática. Acredita-se que até por esta razão os Mestrandos e Doutorandos que não estão obrigados a cumprir tal estágio têm procurado a coordenação para se engajarem nesta atividade, buscando ter um mínimo de experiência didática.

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