Modos de Operação de uma Microrede de Baixa Tensão Baseada em Inversores de Potência

Nome: GABRIEL ANTÔNIO TAQUÊTI SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/05/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JUSSARA FARIAS FARDIN Orientador
LUCAS FRIZERA ENCARNAÇÃO Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOMINGOS SÁVIO LYRIO SIMONETTI Examinador Interno
JUSSARA FARIAS FARDIN Orientador
LUCAS FRIZERA ENCARNAÇÃO Coorientador
LUIZ CARLOS PEREIRA DA SILVA Examinador Externo

Resumo: Uma microrrede é o agrupamento de gerações distribuídas, cargas e armazenadores de energia que trabalham de forma coordenada para serem tratadas pela rede principal como um gerador ou uma carga controlável.
Normalmente, a microrrede opera em paralelo com a rede. Porém, eventuais
problemas de qualidade de energia podem fazer a microrrede se desconectar da rede e operar em modo autônomo, com a habilidade de rejeição de cargas caso a geração interna não seja suficiente. Quando o serviço da rede principal retorna, a microrrede pode mudar seu modo de operação de forma a sincronizar-se com a rede principal e, posteriormente, reconectar-se à rede, retornando ao seu estado inicial. Para isso, é necessário que as diferenças de tensão, frequência e fase da rede e da microrrede sejam mínimos. Somente quando essas condições são satisfeitas, é que a microrrede estará apta a se reconectar.
Esta dissertação propõe a modelagem e simulação de uma microrrede conectada à rede de distribuição da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para verificar o seu comportamento quando conectada à rede, durante o ilhamento e na sincronização e reconexão. A microrrede proposta neste trabalho é composta de um sistema fotovoltaico, uma bateria e cargas. A partir dos resultados das simulações realizadas no MATLAB/Simulink®,
são comprovadas que as estratégias de controle fornecem à microrrede estabilidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para as cargas associadas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910